MatchPerfeito: A melhor maneira de adicionar pimenta à sua vida.
Se falamos de encontros para adultos, muitos ainda temem que este seja um assunto reservado para os poucos que decidiram viver livremente e decididamente de maneira não convencional.

  • Entrada
  • Romance
  • Decidimos testar o Badoo e isto foi o que aprendemos

Decidimos testar o Badoo e isto foi o que aprendemos

A aplicação é conhecida em todo o mundo, mas é especialmente popular em países de expressão lusófona, na América do Sul e na França. Com uma grande maioria de utilizadores entre os 18 e os 25 anos, o Badoo é uma rede social predominantemente utilizada por pessoas que procuram uma conexão romântica e cuja popularidade tem crescido bastante desde a sua fundação em 2003. O dono do Badoo é um empresário russo chamado Andrey Andreev e desde que a aplicação foi lançada tem sido recebida de maneira distinta por parte do público e tem tido níveis diferentes de sucesso, dependendo da localização geográfica. Por exemplo: o Badoo é o 52º site mais visitado em França, mas já foi bloqueado pelo governo do Irão e dos Emirados Árabes Unidos. Por este motivo e não só o Badoo é visto como tendo uma recepção ambígua. Continua, no entanto, a ser a escolha de mais de 140 milhões de pessoas (entre as quais se incluem vários membros pagantes) e um dos mais populares sites de encontros românticos do mundo.

Para criar um perfil no Badoo basta visitar o site e iniciar o registo. O processo é simples e, numa primeira instância, completamente gratuito. Em menos de 5 minutos criámos o nosso perfil provisório, que podemos agora completar com informações adicionais (como estado civil ou preferência sexual).  Poderá ainda ser necessário confirmar o nosso perfil através de um e-mail, de um SMS ou de uma fotografia; a aplicação tem implementado uma série de medidas de segurança adicionais devido ao surgimento de algumas acusações de spam e phishing. Algo que, em princípio, não deverá constituir um problema se o seu objetivo é apenas o de experimentar o aplicativo e conhecer pessoas novas.

Quando tivemos acesso à página inicial do Badoo a primeira coisa em que reparámos foi na tab de “pessoas perto”. Aqui encontrámos as fotografias e perfis de utilizadores próximos de nós; temos a oportunidade imediata de gostar de qualquer uma destas fotografias e de comunicar com qualquer utilizador. É ainda referida a distância a que o utilizador se encontra do nosso ponto geográfico. A tab “encontros”, provavelmente uma das mais populares, funciona exatamente como o Tinder: podemos “gostar” ou “saltar” os candidatos românticos que vão surgindo. Existe ainda a opção “crush”, que corresponderá a qualquer coisa como um super gosto, e cujo uso é limitado. Depois de gostarmos de alguém temos a hipótese de receber uma notificação caso o gosto nos seja retribuído. É aqui que podemos “jogar Badoo” e aumentar as nossas hipóteses de conhecer pessoas novas e de evoluir a visibilidade do nosso perfil.

Por último o Badoo oferece uma nova opção chamada “live”, onde temos a oportunidade de comunicar em direto com outros utilizadores. É possível que vários utilizadores assistam ao mesmo vídeo. Esta é uma funcionalidade muito positiva e interessante, porque não se encontra disponível na maior parte dos mais populares serviços online de encontros românticos. Para cada vídeo transmitido em direto na aplicação é gerado um live chat onde é possível deixar um comentário ou participar de uma discussão. Algumas destas transmissões em direto podem dar origem a situações desagradáveis (já que o utilizador não sabe exatamente o que esperar quando clica num vídeo), mas também nos oferecem a possibilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo, aumentando deste modo a probabilidade de uma conexão romântica.

O Badoo oferece assim algumas alternativas para conhecer e conectar pessoas, e a sua popularidade garante que exista um grande número de possíveis matches à sua disposição. O número elevado de utilizadores portugueses certifica que a aplicação apresenta um leque muito interessante de opções próximas de si; ao contrário do que acontece noutros websites de encontros românticos, no Badoo o utilizador português vai com certeza deparar-se com um vasto número de diferentes possibilidades. A aplicação é ainda conhecida pela sua eficácia: no Badoo, a probabilidade de uma interação virtual se traduzir num encontro romântico real é bastante elevada, e o match entre utilizadores é, na nossa experiência, mais frequente do que noutras aplicações rivais, como o Tinder.

No entanto, a experiência gratuita do utilizador do Badoo é bastante limitada. Quando somos confrontados com uma notificação que indica que outro utilizador gostou do nosso perfil, descobrimos que é preciso aceder a uma versão premium do aplicativo para poder visitar o perfil ou mesmo descobrir o nome da pessoa que nos deixou um gosto. Uma estratégia comercial algo censurável, que parece querer aproveitar-se da curiosidade ou carência dos utilizadores. Se se desejar tornar num cliente premium, o Badoo dispõe de vários pacotes de pagamento. Aconselhamos um contrato vitalício, que pode ser obtido pelo preço de €59.99, caso pretenda utilizar o site de forma recorrente e prolongada. Na aplicação existe ainda a opção de comprar créditos, que terão o objetivo de aumentar a popularidade do nosso perfil, garantindo assim um maior número de conexões e visualizações. Estes créditos não estão incluídos nas memberships do aplicativo, funcionando como um extra.

Em conclusão, o Badoo é um excelente serviço para todos aqueles que procuram conhecer pessoas novas, com várias vantagens em relação aos seus concorrentes diretos: a existência de três modos de interação entre utilizadores (incluindo a possibilidade de transmissões live) faz com que a utilização do site não se torne enfadonha e monótona; o processo de registo é simples e não exige demasiado do utilizador (é você quem escolhe as informações que serão mostradas no seu perfil); a existência de uma base forte de utilizadores portugueses faz com que exista sempre um número adequado de conexões próximas de si disponíveis. Mas mesmo apresentado vários pontos fortes, o Badoo pode perder terreno para outros sites e apps do género se considerarmos que as opções disponíveis para o utilizador gratuito são demasiado limitadas em comparação com as opções disponíveis para os membros premium. E se a ideia era pagar para poder utilizar um site de dating, outros serviços podem garantir melhores resultados - pessoalmente recomendamos o FoxyAdultClub (onde o registo também é gratuito) como a solução mais completa e viável.


©2019 Match Perfeito - Encontros Online