MatchPerfeito: A melhor maneira de adicionar pimenta à sua vida.
Se falamos de encontros para adultos, muitos ainda temem que este seja um assunto reservado para os poucos que decidiram viver livremente e decididamente de maneira não convencional.

Meetic: o nosso veredicto

O Meetic funciona de maneira simples; os utilizadores são convidados a completar um perfil (que deve ser o mais detalhado possível), podendo de seguida pesquisar por outros membros e trocar mensagens com aqueles que se revelem mais compatíveis. O website tem um aspecto moderno e bastante acessível, e é muito fácil iniciar o nosso registo.

Clicámos em “procuro uma mulher” para dar início ao registo do nosso perfil de teste; depois de preenchermos as nossas informações básicas (data de nascimento, e-mail, local de residência, etc.) devemos responder a uma curta série de questões que pretendem, à semelhança do que acontece em muitos serviços do género, emparelhar os utilizadores de acordo com as suas preferências, gostos ou fantasias. Mas não esteja à espera de nada muito complicado: o Meetic cinge-se às perguntas mais importante e essenciais e concentra-se em aspectos determinantes para o crescimento e origem de uma relação amorosa, como o posicionamento em relação à família (se queremos ou não ter filhos, por exemplo), os nossos maus hábitos (se somos ou não fumadores) ou as nossas características físicas fundamentais (existe até uma pequena balança virtual para podermos definir a nossa altura). Temos a oportunidade em seguida de referir o que procurámos (e essencialmente o que não procuramos) num parceiro(a); após completarmos esta série de passos temos acesso ao menu principal do site e podemos começar a usar o Meetic.

A primeira página que vimos foi a de “Descobrir”, onde podemos pesquisar pelos vários membros registados no website que correspondam ao género que procurámos. Ficámos, no entanto, algo desiludidos pelo facto do Meetic nos apresentar todas as opções possíveis de mulheres, e não uma lista que realize uma restrição automática com base nas nossas respostas e preferências. Para acedermos a esta lista temos que passar à tab seguinte, chamada de “Pesquisar”, onde vemos vários perfis de mulheres que encaixam nas exigências do nosso perfil teste. Tendo em conta que escolhemos ver mulheres entre os 20 e os 30 anos, a residir na zona do Porto e com mais do que 1.75 metros de altura, ficámos bastante agradados com o número bastante decente de opções apresentadas. É também refrescante verificar que no Meetic todos os perfis dispõem de fotografia e que, ao contrário do que acontece noutros sites do género, esta é quase sempre indicativa do aspecto real do utilizador (assumimos que o aplicativo não deve permitir aos membros o upload de fotografias que não incluam rosto). Se não estivermos satisfeitos com os critérios que inicialmente definimos para a nossa pesquisa podemos sempre editá-los ou acrescentar mais, o que garante bastante flexibilidade e liberdade no momento de procurar e escolher um(a) companheiro(a). Certamente um ponto a favor!

Em seguida decidimos experimentar o modo “Shuffle”, onde podemos ver fotografias de vários dos membros que são compatíveis com o nosso perfil e decidir se “Sim” (gostaríamos de conhecer a pessoa associada ao perfil) ou se “Não” (o perfil não se enquadra com as nossas necessidades). Este modelo, que ficou famoso em todo o mundo graças ao Tinder, multiplicou-se por uma série de diferentes websites, e hoje em dia pode ser difícil encontrar um serviço de encontros românticos de top mundial que não disponha da opção de jogar ao swipe left - swipe right. No caso do Meetic dispomos de um número limitado de 100 perfis e ainda de informações relativas aos pontos em comum que cada possível companheiro(a) partilha connosco. Quando tentámos aceder à tab seguinte, que se lê “Meetic affinity”, fomos interrompidos por uma informação de segurança do nosso browser e “forçados” a regressar à página anterior; esta tab permite o acesso à versão móvel do Meetic, que funciona de forma semelhante ao website.

Para além de nos permitir visualizar os nossos perfis favoritos, quem visitou o nosso perfil e quem nos galanteou, o Meetic permite-nos ainda escolher entre dois modos diferentes de utilização: o modo “Turbo”, em que todas as atividades do site envolvendo o nosso perfil são melhoradas (o nosso perfil será destacado e receberá três vezes mais atenção) e o modo “Incógnito”, em que, como o nome indica, podemos pesquisar e procurar pelo website sem que os outros membros saibam, por exemplo, que visitámos o seu perfil. No entanto, se quiser experimentar qualquer um destes modos terá que pagar: cinco turbos ficam por 7.95 euros e a opção de utilizar o modo incógnito por um dia fica custa sensivelmente 2 euros.

Como já deve estar à espera, o Meetic não é um site totalmente gratuito; como outras aplicações e produtos de internet da IAC, o serviço assenta num modelo de negócios freemium, e impõe várias restrições para a utilização do usuário não-pagante. Temos que nos tornar assinantes do Meetic se quisermos ler e enviar mensagens, saber quem está interessado em nós, ver o perfil completo dos outros membros, navegar sem publicidade ou ter acesso a eventos e descontos especiais. É seguro por isso dizer que o Meetic não é na sua totalidade um serviço gratuito, e que se queremos realmente usufruir dos benefícios do website, uma conta premium é mais do que uma opção a ter em conta - é uma necessidade.

Em conclusão, o Meetic é um site moderno e um serviço de encontros românticos bastante bem conseguido, que certamente se encontra entre os melhores do género em todo o mundo. No entanto, as limitações impostas ao usuário gratuito (que não pode enviar mensagens a outros membros) levantam questões acerca da sua pertinência. Se por um lado a nossa experiência no Meetic foi bastante positiva e o serviço se revelou bastante completo, por outro somos incapazes de afirmar que consiste na opção mais forte do mercado atual. Basta pensar por exemplo no Foxyadult.club, que continua a ser sem dúvida a melhor alternativa disponível para quem procura conhecer pessoas online.


©2019 Match Perfeito - Encontros Online