MatchPerfeito: A melhor maneira de adicionar pimenta à sua vida.
Se falamos de encontros para adultos, muitos ainda temem que este seja um assunto reservado para os poucos que decidiram viver livremente e decididamente de maneira não convencional.

  • Entrada
  • Romance
  • OKCupid: uma primeira escolha no mundo do dating online?

OKCupid: uma primeira escolha no mundo do dating online?

Um Site Com Bastante História

Em 2007, a influente revista Time classificou o OKCupid como um dos 10 melhores sites de dating do mundo. Até hoje continua a estar entre os mais utilizados e populares serviços do género.

Descrito como uma ferramenta moderna e intuitiva, o OKCupid é um serviço online de dating que pretende assegurar que os seus membros encontrem parceiros que partilham os mesmos interesses, crenças religiosas, esperanças, desejos e frustrações. Para determinar os interesses do utilizador o website recorre a uma série de perguntas de escolha múltipla, que parecem designadas para eliminar matches indesejáveis. Jamais seria capaz de se envolver romanticamente com um fumador? Não há problema! Com o OKCupid a sua lista de matches - que contém os utilizadores cujos questionários mais se assemelharam ao nosso - será com certeza smoke free. Mas como é que o OKCupid funciona?

Como Funciona

Basta aceder ao website do OKCupid para podermos iniciar o nosso registo. Aí é apenas necessário referir algumas informações básicas (que incluem nome e género) e responder a uma primeira série de questões: estamos à procura de uma relação estável, de um hook-up, ou de uma relação não-monogâmica? Pretendemos conhecer homens, mulheres ou ambos? Queremos ou não ter filhos? Com que frequência bebemos álcool?

A próxima série de questões adquire uma natureza mais profunda, mais conectada com aquilo que define a nossa personalidade. Nestas perguntas temos não só que, por exemplo, explicar se somos uma pessoa intensa ou relaxada, mas também referir se preferimos conhecer alguém intenso ou relaxado, ou mesmo se consideramos esta uma questão importante. Outras perguntas com as quais fomos confrontados incluem: Deus é importante na tua vida? São sinais astrológicos de todo importantes numa relação amorosa? Preferias ser uma pessoa normal ou uma pessoa esquisita? Conseguirias namorar com alguém que consumisse drogas? Parece cansativo, mas não foi; a imprevisibilidade de algumas das perguntas com as quais nos deparámos transforma-as, simultaneamente, num acontecimento divertido e agradável. Não sentimos de todo que estivemos envolvidos num processo moroso ou aborrecido.

Depois de fazer check em todas questões, é-nos concedido o acesso a uma lista personalizada onde podemos visualizar os nossos matches, bem como a percentagem de compatibilidade que temos com cada um. No perfil genérico que criamos para o propósito desta review, as percentagens de compatibilidade dos nossos matches variam entre os 60% e os 85%. No menu inicial existe ainda a opção de pesquisar por possíveis conexões românticas de acordo com palavras-chave como “literatura”, “música” ou “desporto”. É possível ainda, à semelhança daquilo que acontece com o Tinder, definir se gostamos ou não de determinada pessoa – com a vantagem de, no OKCupid, a lista ser restringida não apenas geograficamente, mas de acordo com as respostas que foram dadas às questões inicialmente colocadas. No entanto, um grande ponto contra reside no facto de só conseguirmos ver a lista de pessoas que colocou um like no nosso perfil se utilizarmos uma versão premium do site. A versão gratuita, de resto, expõe os utilizadores a alguns anúncios incómodos que podem prejudicar a experiência oferecida pelo website.

Considerações Acerca do OKCupid

O OKCupid é um serviço de qualidade, com um design bem conseguido e com uma interface simples de utilizar. Mas consegue estar ao nível da concorrência? Adquirido pela IAC e com uma história de cerca de quinze anos de sucesso, o OKCupid está certamente entre os big boys do mundo dos encontros românticos online. No entanto, o facto de todo o processo ser concentrado num questionário relativamente frívolo levanta suspeitas... Já dissemos que as nossas respostas nos ajudam a encontrar a pessoa que procuramos; mas e se nos afastam dela? Será assim tão importante para a saúde de uma relação que os apaixonados sejam ambos cristãos, por exemplo? Ou que nenhum dos apaixonados consuma álcool? É certamente possível que o questionário limite as nossas opções tanto de forma positiva como de forma negativa. Seria por isso expectável que, dado à importância atribuída ao primeiro questionário, fosse possível mudar as nossas respostas, ou mesmo responder a novos quizzes que permitissem que a nossa lista de matches se tornasse cada vez mais concisa e exclusiva. A opção de responder a novos questionários ou mesmo de criar questionários personalizados seria uma adição interessante ao website que, infelizmente, não existe.

No entanto, um site dedicado ao dating é acima de tudo acerca das conexões que ocorrem entre os utilizadores. Podemos questionar os métodos e ciência por detrás do questionário do OKCupid, mas será assim tão relevante? Foram os próprios fundadores e criadores do website que afirmaram que “se os utilizadores acharem que são compatíveis, que fazem match, naturalmente acreditam e comportam-se como se fossem compatíveis”. E no amor, muitas vezes, tudo o que é preciso é esse primeiro acaso do destino que, por um motivo ou outro, nos permite interagir e conhecer outra pessoa. É difícil dizer se o OKCupid é a melhor opção para quem procura conhecer um novo companheiro romântico, mas é certamente uma das várias opções de qualidade disponíveis. O único grande ponto negativo a apontar diz respeito ao facto do website impor várias limitações importantes aos usuários não-premium (isto é, que beneficiam do serviço de forma gratuita); uma estratégia de negócios que pode fazer com que o OKCupid perca vários potenciais usuários para aplicações e websites rivais com mais funcionalidades gratuitas.

Veredicto

Utilizado maioritariamente por pessoas residentes nos Estados Unidos da América, o OKCupid poderá apresentar um número menos impressionante de soluções para os utilizadores portugueses. No entanto, se é português não se deve coibir de passar pelo website, mesmo que seja só para experimentar a versão gratuita; a forma como o processo de registo e de determinação de matches funciona pode não soar a algo 100% eficaz, mas acaba por ser bastante agradável. Não podemos, contudo, garantir que o OKCupid esteja ao nível de outras alternativas do género, como o FoxyAdultClub (o melhor website de encontros românticos da atualidade).


©2019 Match Perfeito - Encontros Online