MatchPerfeito: A melhor maneira de adicionar pimenta à sua vida.
Se falamos de encontros para adultos, muitos ainda temem que este seja um assunto reservado para os poucos que decidiram viver livremente e decididamente de maneira não convencional.

Tinder: tudo aquilo que precisa de saber

Como Usar?

Usar o Tinder não podia ser mais fácil: depois de selecionar um número limitado de preferências, o utilizador tem acesso às fotografias de mulheres e homens registados que vivem perto da sua área. Isto acontece porque o Tinder cruza informações do Facebook e do Spotify e consegue deste modo agrupar os utilizadores por zonas geográficas (cujo perímetro pode ser adaptado através das preferências do aplicativo). A proximidade é um fator determinante, já que permite que vários encontros românticos virtuais possam ter continuidade no “mundo real”.

Perante a fotografia de um outro membro, o usuário tem a opção de fazer um swipe para a esquerda (indicando que a fotografia é do seu agrado) ou para a direita (indicando que a fotografia não é do seu agrado). Quando dois utilizadores coincidentemente gostaram da foto um do outro, ambos recebem uma notificação e passam a usufruir da oportunidade de partilhar mensagens privadas. Sim, é assim tão fácil. De maneira simples e confortável, os utilizadores do Tinder possuem o vantajoso conhecimento de uma atracção mútua ainda antes de ter existido qualquer necessidade de contacto pessoal.

Uma App Extremamente Popular

Uma das grandes vantagens de que o Tinder usufrui é precisamente a da sua popularidade. Dizer swipe left já faz parte da cultura pop e do léxico de cada um de nós. Naturalmente, o Tinder é utilizado maioritariamente por jovens que procuram sexo casual. A faixa etária dos utilizadores da aplicação, de resto, já foi motivo de polémica (o anterior limite de idade de um utilizador do Tinder era, antes de 2014, de apenas treze anos); ainda assim, esta popular app conta com membros de todas as idades. A facilidade de acesso - é um aplicativo perfeito para usar num smart phone – faz com que, se o objetivo é obter sexo casual de forma livre, fácil e descomprometida, o Tinder seja a ferramenta perfeita. Em acumulação, a sua popularidade garante um grande número de membros registados; isto faz com que a experiência do utilizador seja mais absorvente e agradável, já que existem sempre novas fotografias para avaliar e usuários com quem interagir.

A interface é descomplicada e intuitiva, e não é preciso muito para começar a fazer swipe. Ao contrário de outros sites e ferramentas de dating, o Tinder não exige descrições detalhadas, nomes completos ou mesmo qualquer espécie de informação - tudo o que é preciso é uma fotografia, sendo possível com apenas um clique utilizar fotografias de redes sociais paralelas (como o Facebook). Isto encontra-se na base de uma das críticas mais comummente apontadas ao Tinder: a sua falta de alma.

Sexo Casual vs. Amor Verdadeiro

Num mundo cada vez mais célere e despreocupado, mas onde o romance ainda participa de forma importante, existem dúvidas quanto à nobreza de uma aplicação que privilegia sexo casual cuja origem é normalmente assente de forma exclusiva em considerações que implicam características físicas. A personalidade parece importar pouco nesta rede social que não parece ter sido desenhada, à imagem de tantas outras, para que o utilizador encontre a sua cara metade. Ao incentivar os utilizadores a escolher entre gostar ou não gostar, normalmente tendo como único fundamento a avaliação imediata das características físicas dos outros usuários, o Tinder promove uma simplificação daquilo que constituem as relações românticas e contribui, de forma inconsciente ou não, para uma sociedade crescentemente fútil.

No entanto, não se pode dizer que esta espécie de crítica moral do Tinder seja justa para o produto: primeiro porque isto depende mais da forma como se utiliza o aplicativo – embora não pareça desenhado para instigar relações duradouras, conseguir uma relação duradoura através do Tinder é certamente possível. E em segundo lugar porque esta aparente ausência de profundidade é também o traço característico que permite que a aplicação seja usada de forma fácil, intuitiva e imediata.

Para aqueles que precisam de uma mãozinha numa segunda-feira à noite, ou que não tiveram sorte na discoteca, ou que estão simplesmente aborrecidos e sozinhos em casa, o Tinder representa uma espécie de paraíso de permanente acesso, onde homens e mulheres podem ser avaliados com um deslizar de dedo e onde resultados reais podem ser obtidos de forma fácil e rápida. Apesar do aplicativo ser perfeito para obter sexo casual e parecer ter sido especialmente desenhado para promover este tipo de interação, existem muitos utilizadores que vêem o Tinder como um recurso útil para procurar uma relação profunda e duradoura. Um surpreendente artigo da revista Time revelou que 80% dos utilizadores da aplicação a utilizam com este propósito.

Em Conclusão

Em conclusão, não há muitas características negativas que se possam apontar ao Tinder; podemos dizer que este desvaloriza a personalidade no contexto de uma interação romântica; mas esta desvalorização contribui de forma decisiva para a simplicidade e acessibilidade do produto. Muita gente, de resto, não precisa do Tinder para acreditar que as interações românticas se avaliam de forma imediata: quantas vezes ouvimos alguém dizer, de forma proverbial, que “ou se gosta ou não se gosta”?

O importante é que, para românticos ou não, o Tinder é uma ferramenta disponível a qualquer momento, que conecta indivíduos de forma virtual e não só, com uma lista de membros cada vez maior, de forma fácil e simples. Recomenda-se como uma das melhores aplicações de encontros românticos do mundo, que é especialmente eficaz entre jovens com mais de dezoito anos que procurem uma relação casual; ainda assim, o Tinder fica atrás de outros sites românticos da atualidade; pensamos nomeadamente no FoxyAdulClub, que na nossa opinião constitui a solução mais interessante de entre todas as hipóteses que testámos.

Preço e Acessibilidade

O uso do Tinder é grátis, mas o utilizador tem ainda a possibilidade de fazer um upgrade para Tinder Plus ou então para Tinder Gold (que permite a opção de revisitar swipes feitos anteriormente e que permite uma maior visibilidade de perfil). Outra vantagem da versão paga inclui o acesso continuado a super likes, uma evolução do swipe right. A partir de 2017 o Tinder disponibilizou ainda o Tinder Select, que é destinado a celebridades e milionários.


©2019 Match Perfeito - Encontros Online